Palacete da Vale Machado em reforma. E Câmara busca sede

O falatório (que não veio do nada, aliás) nos corredores do Legislativo dá conta da saída de parte da estrutura administrativa e dos gabinetes parlamentares do histórico casarão (foto) ainda neste semestre. Motivo: a gestão trabalha para viabilizar ampla reforma do Palacete da Vale Machado.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O presidente, o tucano Admar Pozzobom, teria dado uma pressão no setor diretamente ligado ao tema (Secretaria de Gestão e Administração) para que acelere o processo. Acontece que para que tudo isso venha a, de fato, se materializar, há outra questão por resolver: a escolha de uma nova sede para receber os trabalhos da Casa do Povo.

 
Fontes internas relataram à coluna que os trabalhos teriam duração inicial de quatro a seis meses, mas informalmente já se diz que durariam no mínimo o dobro. A obra é complexa. Estão previstos reparos no telhado (conserto e impermeabilização); obras de acessibilidade; projetos de PPCI; conserto do piso de todo o Plenário Coronel Valença; troca de lajes em diferentes pontos do prédio.

 
O relógio está correndo e, até onde a coluna apurou, as opções se limitam a apenas um lugar: a sede da Ulbra, no acesso a Boca do Monte. O que, por sinal, tem sido motivo de contrariedade por parte dos servidores. Tanto efetivos quanto os CCs estão preocupados com a possibilidade de a mudança levar as atividades para às margens da rodovia.

 
Até onde foi possível saber, a gestão do Legislativo entende ser praticamente impossível achar um local que contemple 21 gabinetes, setores administrativos e ainda a estrutura da TV Câmara que tem, como função número 1, colocar a sessão plenária “no ar”; sem falar em horário de ônibus para servidores, terceirizados e estagiários... O problema está colocado. Alguém pagará (ou não) por resolver (ou não).

 
Em tempo: enquanto isso, há a questão da nova sede, na obra inacabada ao lado da atual. A busca de espaço provisório, diante das reformas no prédio antigo, estão a indicar que tão cedo, meeesmo, não haverá novo Palacete na Vale Machado.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quem vai com Leite e o medo de governistas no Legislativo Anterior

Quem vai com Leite e o medo de governistas no Legislativo

Acessibilidade: TV Câmara agora têm intérprete de libras Próximo

Acessibilidade: TV Câmara agora têm intérprete de libras

Claudemir Pereira